Desenrolar da paralisação dos Monitores das Escolas Públicas em Luís Eduardo Magalhães
- Da redação
- 8 de abr.
- 2 min de leitura

A cidade de Luís Eduardo Magalhães vive atualmente uma situação tensa com a paralisação dos monitores das escolas públicas, que se iniciou em frente ao Hiper Santo Antonio, na Avenida JK. Os profissionais, insatisfeitos com as condições de trabalho e a disparidade salarial, decidiram se manifestar em busca de respostas e melhorias.
A caminhada dos monitores teve seu primeiro destino na prefeitura, onde, infelizmente, não conseguiram ser recebidos pelas autoridades. Sem desistir, a mobilização seguiu para a Secretaria de Educação do município. Durante a manhã, os monitores foram recebidos pela diretora de ensino e aprendizagem, Dora Novaes. No entanto, Dora informou que não tinha autorização para discutir o assunto em questão, mas mencionou que o Secretário de Educação, Jeferson Café, se pronunciaria sobre o tema em uma transmissão ao vivo na Rádio Cultura, às 11h40. Infelizmente, o secretário encontra-se em viagem e só retornará dia 15 de abril.
O líder dos monitores, Lucas Santos, destacou algumas das principais preocupações da categoria. Ele questionou a razão pela qual os monitores educacionais recebem menos que os monitores acompanhantes, apesar de frequentemente realizarem as mesmas funções. Lucas apontou que, em cidades vizinhas, monitores recebem um salário maior, trabalhando 30 horas semanais e ganhando R$ 2.200,00. Além disso, em algumas escolas, os monitores estão encarregados de assistir até cinco alunos com laudos, o que aumenta significativamente sua carga de trabalho.
Outra questão levantada por Lucas foi a diferença nos intervalos para almoço entre os monitores educacionais e os acompanhantes. Enquanto os monitores têm direito a 1h30, os acompanhantes dispõem de 2h.
A expectativa é que, com o retorno do secretário, as negociações avancem e soluções sejam encontradas para atender às demandas dos monitores. Até lá, a mobilização segue firme, com os profissionais determinados a conquistar o reconhecimento que merecem.
Assista ao vídeo: https://www.instagram.com/p/DIMDKCWOSly/
Entenda o por que da paralisação: https://www.classealem.com.br/post/lem-monitores-de-escola-p%C3%BAblica-exigem-valoriza%C3%A7%C3%A3o-a-luta-por-sal%C3%A1rios-justos-e-qualifica%C3%A7%C3%A3o
Da redação / Jornal Classe A
コメント