A obra de duplicação da BR 242 começou no fim de 2012, o investimento previsto pelo governo federal, conforme site do Ministério dos Transportes é de 63 milhões de reais pela duplicação de 8 quilômetros de rodovia em trecho urbano. Porém, quase cinco anos depois ainda falta muita coisa para que a obra realmente fique pronta.
A rodovia não tem passagem para pedestres, não exites faixa de segurança e nem passarelas, as antigas foram retiradas em 2015. Os redutores de velocidade foram improvisados com quebra-molas e muitos estão desgastados e alguns trechos já apresentam ondulações bastante perigosas. Os únicos radares eletrônicos que controlam a velocidade ficam em frente a rodoviária, mas podem facilmente ser desviados pelos motoristas que não respeitam o limite de velocidade da pista.
A noite o risco de acidente fica ainda maior por causa da falta de iluminação na pista, a escuridãop se estende por todo trecho urbano da rodovia e atravessar é muito perigoso.
PASSARELA E ILUMINAÇÃO - DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
Em nota o DNIT firma que "as obras de duplicação e adequação da travessia urbana da cidade de Luís Eduardo Magalhães foram concluídas há mais de um ano e entregue ao tráfego." Porém na mesma nota o órgão admite que "resta a construção de três passarelas de pedestre" que, segundo o próprio DNIT ja estão contratadas.
"Quanto a iluminação pública, esta não constou do projeto da travessia e não e comum a execução desse dispositivo por parte do DNIT, geralmente são feita pelo Governo do Estado ou Prefeituras Municipais.
A manutenção daobra e conservação cotidiana é de responsabilidade do DNIT" finaliza a nota
Já a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães afirmou que está tratando da estruturação do projeto de iluminação com a Coelba, mas não deu prazo para que o projeto fique pronto.